iberica 2000.org

[Propuestas]  [En portada] [Directorio]  [Lo + nuevo]

INVASIÓN DE TIERRAS WAI-WAI Y HIXKARYANAS
Alto amazonas... Brasil.

Las incursiones por parte de grileiros, y madereros en tierras indígenas, puede traer un conflicto de grandes proporciones con los pueblos indígenas. Es preciso que el Gobierno Federal tome medidas más urgentes contra los invasores.

Es un conflicto que puede agravarse, por lo que es necesario que el gobierno intervenga. Según comenta Jecinaldo Barbosa Cabral, coordinador general de la Coiab (Coordinadora Organizaciones Indígenas de la Amazonía Brasileña).

(imagen omitida)


Wai-wai

Lideranças dos povos Hixkaryana, da região do Alto Nhamundá, no Amazonas, e Wai-wai, na jurisdição do município de Oriximiná, no Pará, denunciam que grileiros e madeireiros oriundos de diversos estados, inclusive do sul do país, continuam invadindo suas terras.

Segundo o tuxaua Afonso Macaxy, da aldeia hixkaryana do Gavião, no mês passado, uma força tarefa, que reuniu indigenistas da Funai, agentes do Ibama, policiais militares e tuxauas das tribos, embrenhou-se na floresta para expulsar os invasores que demarcaram para si mais de 600 mil hectares de terra, na fronteira entre os dois territórios indígenas. ?O mais que conseguimos foi que os invasores recuassem suas instalações para o entorno das reservas indígenas. Eles já foram avisados, mas ainda estão aí?, diz o tuxaua.

Em efeito, segundo os tuxauas, a força tarefa passou dez dias na mata densa e encontrou demarcações ilegais feitas por algumas empresas madeiras radicadas no Pará. Nas buscas, foram encontradas placas de madeira com letreiros informando que os imóveis passaram a ser de propriedade particular dos grileiros e madeireiros, que contratam jagunços, fortemente armados, para proteger as áreas invadidas e impedir que sejam retomadas pelos indígenas.

O Coordenador Geral da Coiab, Jecinaldo Barbosa Cabral, teme que se instale na região um conflito de grandes proporções entre os indígenas e os grileiros e madeireiros.? É preciso que o Governo Federal tome medidas mais enérgicas contra os invasores?, defende Jecinaldo.
* Información extraida de... (Enlace...)

* Toda la información sobre la Amazonia, alojada y relacionada en Ibérica 2000... (http://www.iberica2000.org/Es/Busquedas.asp?Palabra=amazonia) (A numerosos enlaces...)

>> Autor: silvia3942 (17/10/2005)
>> Fuente: www.amazonia.org.br


[Propuestas]  [En portada] [Directorio]  [Lo + nuevo]

(C)2001. Centro de Investigaciones y Promoción de Iniciativas para Conocer y Proteger la Naturaleza.
Telfs. Información. 653 378 661 - 693 643 736 - correo@iberica2000.org